Hitória do clube

imagem

k

k

l

Fundado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 sob o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália realizou a primeira partida oficial no dia 25 de janeiro de 1915 contra o Savóia, atual município de Votorantim e venceu por 2 a 0, com gols de Biano e Alegretti. Já nas duas primeiras décadas após a sua fundação o clube iniciou sua vasta coleção de títulos, porém, no início dos anos 1940, com o advento da Segunda Guerra Mundial, precisou mudar de nome.Cruz de Savóia - o primeiro escudo do Palestra Itália

O Brasil, então governado pelo gaúcho Getúlio Vargas, se posicionou ao lado dos Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido) no conflito, declarando guerra ao Eixo (Japão, Alemanha e Itália). Como era clara a referência à Itália, então governada pelo fascista Benito Mussolini, em 1942 o clube abandonou o nome “Palestra Itália” e passou a se chamar Palmeiras. Além disso, abandonou a cor vermelha e tornou-se apenas alviverde.

Apesar da mudança do nome, o clube nunca abandonou suas origens e constantemente faz homenagens às suas raízes italianas. Uniformes, comemorativos ou não, fazem alusão às três cores da bandeira italiana (verde, vermelho e branco) ou então à época em que o time se chamava Palestra Itália. Bom exemplo disso é o atual terceiro uniforme do Palmeiras, alviceleste e com a Cruz de Savóia (na imagem, o primeiro distintivo do clube) no peito.

O Palmeiras já foi casa de grandes jogadores e treinadores do futebol brasileiro e internacional: Ademir da Guia, Edmundo, Alex, Roberto Carlos, Luís Pereira, Djalma Santos, Djalminha, Galeano, Cafu, Mazzola, Leão, Marcos, Sérgio, Velloso, Arce, Evair, Valdívia, Felipão, Vanderlei Luxemburgo e tantos outros.


l

O hino do Palmeiras data de 1949 e foi composto pelo maestro, arranjador e compositor Antonio Sergi, um italiano naturalizado brasileiro que, além de músico, tinha como profissão a cardiologia. Sergi criou a música e também a letra do hino, porém, como fez nas poucas vezes em que compôs letras, o maestro utilizou o pseudônimo de Gennaro Rodrigues. Então, os autores do hino palmeirense, Antonio Sergi e Gennaro Rodrigues, são a mesma pessoa.

Depois da história, agora é hora de você ouvir esta bela canção. Porém, ao invés daquelas gravações tradicionais, selecionamos uma versão bastante especial para a massa alviverde: o goleiro Marcos, o meia chileno Valdívia e o atacante Edmundo, ídolos da história do Porco, soltam a voz e cantam a música de Antonio Sergi!

 

k